Mais de 70% do corpo humano é composto de água. Ela é benéfica para o transporte de nutrientes para os músculos, aumenta a sensação de saciedade, contribui para o bom funcionamento do intestino, a eliminar as toxinas e ajuda a emagrecer
A falta de água no corpo pode causar desidratação, que ocorre quando os líquidos perdidos não são repostos.
Caso uma pessoa não consiga atingir a quantidade mínima necessária ela pode sentir alterações de humor, dores de cabeça, cansaço, além de desenvolver problemas renais, entre outros.
Quantos litros de água devo beber por dia?
A quantidade de água de água a ser ingerida por dia varia de acordo com o peso corporal do indivíduo.
Em geral, orienta-se a beber 35ml de água por dia para cada quilo de peso corporal.
“Uma pessoa de 60kg precisaria tomar 2,1 litros de água por dia, já que 35 x 60 = 2.100. Uma pessoa de 85 kg, precisaria de 2,9 litros de água”, explica a professora de Nutrição do Centro Universitário UniFBV Wyden, Laura Siqueira.
A água deve ser consumida aos poucos durante o dia e não esperar ter sede, pois já é um indicativo de um leve risco de desidratação. Então, consumindo a quantidade ideal de líquidos, evita-se o edema e consequentemente o aumento do peso corporal.
Água ajuda a emagrecer?
Com a chegada dos meses mais quentes do ano, a busca por métodos de emagrecimento se intensifica, especialmente para quem deseja se sentir confiante nas fotos de verão.
Algumas pessoas acreditam que aumentar a ingestão de água ao longo do dia é suficiente para conquistar uma silhueta mais esbelta, porém, nutricionistas enfatizam que esse é apenas um dos componentes.
O emagrecimento requer hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, boas noites de sono e a prática regular de atividades físicas. A água desempenha um papel importante, otimizando processos metabólicos que contribuem para a perda de peso, conforme esclarece a nutricionista Kelly Falcão.
O que emagrece é o déficit calórico. Ou seja, a pessoa deve comer menos calorias do que gasta diariamente. Para isso, cada indivíduo precisa de um acompanhamento especializado para compreender as quantidades adequadas de comida para ingerir nas refeições.