Constituído por exercícios dinâmicos que englobam diversas capacidades físicas e podem ser praticados em qualquer ambiente, o treinamento funcional é um método que oferece uma variedade de vantagens para a melhoria do condicionamento físico e a promoção da saúde do corpo e da mente.
O que é o treinamento funcional?
Este é um método de treinamento que emprega exercícios destinados a aprimorar o corpo para a prática esportiva ou para a execução de movimentos e atividades do cotidiano, tais como agachar, correr, sentar, pular, empurrar, carregar objetos, entre outros.
Inicialmente aplicado na fisioterapia como uma ferramenta de reabilitação para auxiliar na recuperação de pacientes com limitações, o treinamento funcional posteriormente ganhou grande popularidade entre atletas e indivíduos que buscam desenvolver força, resistência, condicionamento físico e promover a saúde.
Quanto tempo dura um treino funcional?
A duração dos treinos varia de acordo com a abordagem do professor e os objetivos e rotina do aluno, mas, em geral, costumam ter entre 35 a 45 minutos.
O treinamento funcional gera hipertrofia?
Assim como na musculação, o treinamento funcional possibilita trabalhar com carga e volume de repetições, elementos essenciais para estimular a construção muscular e o aumento de massa.
A hipertrofia depende da programação do treino. É viável desenvolver um treinamento funcional com pesos, visando o crescimento da massa muscular e da força, além de adquirir funcionalidade devido à natureza do trabalho livre.
Contudo, ao adotar o treinamento funcional, é possível alcançar um corpo atlético, robusto e com musculatura definida (desde que a dieta seja apropriada).
Se a meta é obter uma hipertrofia expressiva e uma figura semelhante à de um fisiculturista, a musculação é a escolha mais indicada.
O treinamento funcional emagrece?
Para aqueles que buscam perder peso, a ênfase recai principalmente na manutenção de uma dieta saudável e propícia para a redução de gordura corporal.
Contudo, a prática de exercícios físicos desempenha um papel crucial na transformação da composição corporal, promovendo o aumento de massa magra (principalmente) e a diminuição de gordura. Estudos indicam que o treinamento funcional representa uma excelente alternativa nesse contexto, como demonstrado em pesquisas publicadas no Journal of Human Sport and Exercise.
Benefícios do treino funcional
O engajamento regular em qualquer atividade física contribui positivamente para a saúde mental e física, promovendo benefícios como a diminuição da frequência cardíaca em repouso, a redução da pressão arterial, o desenvolvimento de massa muscular, a regulação da glicemia (açúcar no sangue) e a melhoria da qualidade do sono, entre outros.
Além disso, a prática de exercícios estimula a produção de substâncias que elevam o humor, desempenhando um papel auxiliar no tratamento de problemas como depressão e ansiedade.
Informações da matéria são do site UOL.