Descobrir a receita para reduzir gordura sem perder massa muscular é um desejo de muitas pessoas. Contudo, a notícia desanimadora é que alcançar simultaneamente esses dois objetivos envolve muitos fatores, sendo que um pode dificultar o alcance do outro.
Veja nesta matéria como emagrecer e ganhar massa muscular
DÉFICIT CALÓRICO
As estratégias de emagrecimento fundamentam-se no déficit calórico, que implica gastar mais calorias do que as consumidas. O nutricionista esportivo Diogo Cirico, responsável técnico pela Growth Supplements, esclarece que o déficit calórico leva o organismo a utilizar a massa muscular como fonte de energia.
Isso ocorre porque nem todos os tecidos do corpo recorrem à gordura como fonte de energia durante períodos de déficit calórico. O cérebro, por exemplo, obtém seu combustível dos músculos para manter seu funcionamento. Destaca-se a importância de buscar uma dieta equilibrada, aliada a atividades físicas, para preservar a massa muscular.
COMO EVITAR PERDA DE MÚSCULOS?
Dietas com baixo teor de proteínas podem resultar em uma maior perda de massa muscular, uma vez que esse tipo de nutriente desempenha um papel crucial na construção e na preservação dos músculos.
Da mesma forma, a restrição completa de carboidratos não é aconselhável, uma vez que eles representam fontes de energia e impedem a utilização de tecido muscular como combustível.
"O ideal é que a pessoa consuma entre 1,8 a 2,5 gramas de proteína por quilo de peso ao longo do dia. Em outras palavras, uma pessoa de 100 quilos deve ingerir entre 180 e 250 gramas de proteínas diariamente. Quanto aos carboidratos, o consumo ideal gira em torno de quatro gramas multiplicados pelo peso ao longo do dia", destaca Cirico.
DICAS PARA PERDER GORDURA DE FORMA SAUDÁVEL
Para evitar a perda de massa muscular durante um processo de emagrecimento, os especialistas sugerem:
- Dieta rica em frutas, verduras e legumes;
- Dieta rica em proteínas;
- Exercícios de hipertrofia;
- Sono adequado.
Informações da matéria são do site Metrópoles .