Abraçar a perspectiva de que a gravidez não é uma condição patológica geralmente auxilia a mulher a manter suas atividades cotidianas ao longo dos nove meses.
Isso inclui a prática de exercícios físicos, uma abordagem amplamente encorajada, embora com certas precauções.
Fazer atividades físicas durante a gravidez, apesar de todas as mudanças fisiológicas e anatômicas que esse período acarreta, proporciona uma variedade de benefícios.
Benefícios da atividade física na gravidez
- Prevenção do ganho de peso, da diabetes e hipertensão gestacionais;
- Melhora na consciência corporal e postural;
- Fortalecimento do assoalho pélvico.
Embora não haja um consenso sobre o momento específico em que as grávidas devem ou não se exercitar, a maioria dos estudos sugere que a prática de atividade física ao longo de toda a gestação é benéfica.
No entanto, o segundo trimestre é considerado o período mais seguro, uma vez que durante o primeiro trimestre há uma maior probabilidade de ocorrerem sangramentos, o que pode impactar a saúde tanto da gestante quanto do bebê.
Além disso, à medida que se aproxima o momento do parto, a gestante pode continuar com a prática de exercícios, sendo recomendado apenas que ela inicie a redução tanto da quantidade quanto da intensidade das atividades físicas.
Qual tempo ideal?
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que gestantes façam pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana. E aqui se enquadram atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular.
Academia e gravidez:
A gestante tem a capacidade de realizar uma variedade de exercícios durante a gravidez, sendo a intensidade e frequência determinadas pela sua condição física e estado gestacional. Uma dúvida comum é se a gestante pode frequentar academia, por exemplo.
A resposta é sim! Se a gestante já mantinha uma vida ativa com exercícios, provavelmente não enfrentará problemas ao continuar praticando atividades físicas durante a gestação.
Mas, em casos de gravidez de risco, essa prática pode não ser a mais indicada. Em qualquer uma das situações, é crucial consultar o médico antes de iniciar qualquer atividade física.
Quais exercícios a grávida pode fazer?
- Corrida e caminhada
- Yoga
- Musculação
- Bicicleta ergométrica
- Hidroginástica
- Dança
Informações da matéria são dos sites: UOL e Blog MedMed