O horror da guerra entre Israel e o Hamas também aflige pessoas do Brasil. De acordo com estimativas, há cerca de 14 mil brasileiros morando no Estado judeu. Já na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, vivem 30, sendo 16 crianças. Nesta página, veja o que se sabe sobre a situação dos brasileiros envolvidos na guerra:
BRASILEIROS NA GUERRA ENTRE ISRAEL E HAMAS
Em cinco dias de guerra, iniciada pelo Hamas no último sábado (7), já foram confirmados dois brasileiros mortos pelo Hamas. As duas vítimas confirmadas são:
- Ranani Glazer, de 24 anos. Ele morava em Israel há 7 anos e trabalhava como entregador; e
- Bruna Valenau, também de 24 anos, estudante de comunicação, que morava com a mãe e com a irmã.
Os dois mortos confirmados até o momento estavam em uma festa rave no deserto, localizado perto da fronteira com a Faixa de Gaza, quando o local foi invadido por terroristas do Hamas ao amanhecer do sábado (7).
BRASILEIRA DESAPARECIDA
Também nesta rave estava a brasileira Karla Stelzer, de 41 anos de idade. Ela é natural do Rio de Janeiro e está desaparecida desde o sábado. Karla havia ido à festa com o namorado, que também está desaparecido, e morava em Israel com o filho há 11 anos.
De acordo com a CNN Brasil, Karla chegou a enviar áudios para um amigo, dizendo que achou que os foguetes seriam fogos de artifício. Ela também disse que estava escondida com outras três pessoas.
BRASILEIROS SEQUESTRADOS
O Exército de Israel disse na manhã desta quarta (11) que há cidadãos de várias nacionalidades que foram sequestrados pelo Hamas. Entre os reféns, há brasileiros. Nem Israel nem o Itamaraty confirmam o número de brasileiros sequestrados que estão em Gaza.
Não se sabe se Karla Stelzer é uma das que estão reféns, neste momento.
BRASILEIROS REPATRIADOS
Pousou na madrugada desta quarta-feira na base aérea de Brasília o avião com o primeiro grupo de brasileiros repatriados, fugidos da guerra em Israel.
O avião pousou pouco antes das 4h30, após 14 horas de viagem a partir de Tel Aviv. No total, 211 brasileiros voltaram ao Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
O clima entre os repatriados foi de bastante alívio, emoção e felicidade. Ainda no aeroporto, os brasileiros receberam um café da manhã. Foram 14 horas de viagem, sem comida dentro do avião.
Segundo Daniela Lima, da Globo News, no fim da manhã desta quarta no horário de Brasília (final da tarde em tel Aviv), mais 212 brasileiros já estão embarcados e voltaram ao Brasil nas próximas horas.
Outros cinco voos trarão brasileiros até o próximo domingo. A expectativa é de que cerca de 900 sejam repatriados neste período.
Guerra no 5º dia
A guerra entre Israel e o grupo Hamas entra no quinto dia nesta quarta-feira (11) e imagens de agências internacionais de notícias mostram que a Faixa de Gaza está tomada por muita fumaça.
O número de mortos também subiu. Agora, passam de 2 mil pessoas que perderam a vida desde o início do conflito no último sábado (7).
Segundo o governo de Israel e o Hamas, foram mais de 1 mil israelenses mortos, e outros 950 palestinos.
ISRAEL CONTRA-ATACA
Nesta quarta-feira (11), o governo de Israel afirmou ter destruído um sistema de proteção do Hamas que identificava aeronaves militares.
Isso deve dificultar ainda mais a capacidade do Hamas de reagir a ataques israelenses.
Com informações da TV Globo e G1.