LÍDER DO HAMAS É CEGO E CADEIRANTE

Mohammed Deif ficou ferido em tentativas de assassinato; terrorista é o responsável por ataques contra Israel

Mohammed Deif é o nome do líder da ala terrorista do Hamas responsável pelos recentes ataques contra o território israelense. É um homem descrito como quieto e intenso e que quer pôr um fim ao Estado de Israel.

Mohammed Deif nasceu na Faixa de Gaza, em 1965, quando a região era controlada pelo Egito. Não se sabe exatamente quem ou o que fez com que ele se radicalizasse tanto, mas há registros de que ele tenha estudado na Universidade Islâmica de Gaza, onde teria se formado em Biologia.

Fala-se que o nome verdadeiro de Deif seja Mohammad Masri. Há décadas, ele é procurado por Israel, que o considera um dos homens mais perigosos do Hamas. Deif, no entanto, se esconde nas sombras do Hamas, provavelmente, na própria Faixa de Gaza.

IR PARA MULTITOPICOS.COM.BR

O terrorista é especialista na fabricação de bombas. Acredita-se que Mohammed Deif tenha participado da criação dos primeiros foguetes do grupo Hamas. Em 2002, Deif se tornou o chefe das Brigadas al-Qassam, como é chamado o braço militar e terrorista do Hamas. Em 2009, entrou para a lista de terroristas dos Estados Unidos.

O governo de Israel já fez várias operações para tentar capturar Mohammed Deif. De acordo com reportagem do jornal O Globo, ele teria conseguido escapar de ao menos cinco tentativas de assassinato nos últimos 20 anos, quando ficou ferido. Além da fabricação de foguetes e bombas, atribui-se a Mohammed Deif a construção de túneis subterrâneos e a aproximação da Faixa de Gaza com o Irã, hoje considerado principal financiador do Hamas.

Fundamentalistas islâmicos, os terroristas do Hamas defendem a aniquilação do Estado de Israel e proclamação de que toda aquela área seja território de um Estado muçulmano.

Ler Mais

Atualmente, o Hamas controla a Faixa de Gaza. Outra região da Palestina, a Cisjordânia, é controlada pela Autoridade Nacional Palestina, que, embora defenda a criação do Estado Muçulmano, não se aliou ao Hamas nesta guerra.

Os conflitos entre Israel e Palestina duram décadas. Neste novo capítulo, o Hamas invadiu territórios israelenses no amanhecer do último sábado, dia 7 de outubro, durante o Shabat, dia mais sagrado na semana para os judeus.

IR PARA MULTITOPICOS.COM.BR

Até esta terça-feira (10), o número de mortos no conflito chegou a 1.800. Neste momento, há bombardeios em Israel e na Faixa de Gaza, provocando temos entre civis dos dois lados.

Veja mais informações sobre a Guerra entre Israel e Hamas, clicando abaixo

Ler Mais

Brasileiros chegam ao Brasil

Ler Mais

Veja últimas notícias da Guerra

Ler Mais

Brasileiros são mantidos reféns em Gaza

Ler Mais
IR PARA MULTITOPICOS.COM.BR

Continue bem informado sobre a Guerra no nosso site

Veja as principais notícias do dia em multitopicos

IR PARA MULTITOPICOS.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories