Saúde

3 coisas que aprendemos com 2023

Final do ano e começamos a nos despedir de 2023 com bastante aprendizado. Veja o que esse ano nos ensinou.

Imagem do autor
Cadastrado por

Luiza Montarroios

Publicado em 20/12/2023 às 9:23
X

Ano vai, ano vem e sempre paramos e pensamos o que fizemos durante todo o ano, o que aprendemos e ensinamos aos próximos. Mas será que sabemos mesmo o que 2023 nos ensinou?

Aqui vão 3 tópicos das coisas que precisamos falar sobre esse ano. Tópicos importantes e claro, muito falados ao longo de 2023…

1. Saúde mental

Se olharmos à nossa volta, a ansiedade está muito mais presente do que pensamos. Colegas de trabalho, colegas de turma, familiares, ou até mesmo nossos amigos passam por crise de ansiedade, infelizmente esse transtorno afetou muito de nós e foi tema para vários assuntos discutidos ao longo deste ano, especialmente quando passamos pelo período de pandemia, que foi um gatilho para muitos ao nosso redor.

Mas nem por isso todo mundo que sofre com esse problema tem a mesma crise de ansiedade. Vem de maneiras diferentes, mais diversas, tanto nas apresentações dos sintomas, quanto em relação a intensidade.

Há quem fique triste, irritado, inseguro, o que são emoções naturais, principalmente porque todo mundo já viveu com alguma dessas emoções. Porém, se diversifica a partir do momento que esses sentimentos se intensificam e duram a ponto de trazer problemas para quem vive isso, ou para quem convive com essa pessoa.

Nem sempre sabemos como reagir a uma dessas crises, tanto quando está acontecendo com nós mesmos, ou quando está acontecendo com alguém próximo. Precisamos ficar atentos ao que vamos fazer ou falar para essas pessoas, sempre de forma delicada. Aprendemos bastante disso neste ano.

2. A vida voltada para as redes

Há quem diga o famoso ditado “primeiro vive e depois posta”. Esse foi um lema para 2023 visto que muitas pessoas são viciadas nas telas e nas redes sociais. Passamos a ser dependentes de um aparelho que praticamente resolve toda nossa vida… É o que dizem.

É comum você querer compartilhar aquele momento nas redes sociais, querer tirar aquela foto para recordar na memória, mas muitos passam dos limites, sem ao menos viver o momento. Passam tanto tempo preocupados em compartilhar o post perfeito, que até esquecem de viver o agora.

E o que 2023 nos ensinou sobre isso? A responsabilidade com o tempo e limite de uso do celular, especialmente quando estamos fazendo alguma coisa fora das redes sociais. É preciso mesmo mexer no celular na hora da refeição? Perder horas de sono porque não consegue parar de assistir vídeos no TikTok? Será que não posso evitar olhar aquela mensagem enquanto estou com meus amigos? Com minha família? Será que usar o celular tem mais importância e relevância do que viver aquele momento?

Saber conciliar o uso do celular com a escolha de estar presente em um momento ao redor de outras pessoas, é uma forma bem mais saudável de viver, especialmente se você der um tempo para o mundo on-line, como muitas pessoas indicaram esse ano e também fizeram. Ficar um tempo “off” das redes, seja em uma viagem, em período de férias ou até mesmo estudo, pode te deixar bastante relaxado.

Isso porque as redes têm muito potencial em nos dar gatilho, em nos deixar mal. Seja a partir de uma foto no Instagram ou de uma notícia pesada, as redes sociais podem nos deixar mesmo mal.

Então aproveitar verdadeiramente o momento com amigos, família, namorado ou até mesmo sozinho, foi uma mensagem e motivação muito compartilhada por várias pessoas, não só na internet, como também no dia a dia.

3. O autocuidado

Sempre estamos nos preocupando com os outros e tentando resolver os problemas deles, mas quando vamos fazer isso por nós mesmos? O autocuidado e amor próprio são essenciais para vivermos uma vida saudável e feliz. Se você ainda não se permitiu cuidar de si mesmo, que tal planejar isso para 2024? Criar hábitos como praticar exercícios, manter uma alimentação boa e ter um tempo para você, são ótimas maneiras de autocuidado. É hora de olhar para si mesmo.

 

 

Fontes: Forbes (https://forbes.com.br/forbessaude/2023/12/arthur-guerra-o-que-2023-nos-ensinou-sobre-saude-mental/)

Tags

Autor