Saúde

Benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental

Veja a importância da atividade física para nossa saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Luiza Montarroios

Publicado em 18/12/2023 às 9:09
X

Muitas pessoas pensam que praticar exercícios físicos só serve para ganhar massa muscular ou emagrecer, quando na verdade é um grande protetor do nosso cérebro e auxilia na saúde do nosso corpo.

Ter o hábito de praticar atividades podem ajudar a melhorar nosso humor, proporcionando nosso bem estar. Muitos estudos comprovam isso e profissionais até indicam o exercício como prevenção de vários transtornos, entre eles estão a ansiedade, depressão, insônia, falta de autoestima, o estresse, transtorno de humor e mais alguns outros.

Mas como a atividade física pode melhorar a saúde mental?

1. Liberação de endorfinas: Ao praticar exercícios, nosso corpo libera endorfinas com relação ao bem estar, podendo reduzir o estresse e a ansiedade.

2. Estresse: Quando estamos nos exercitando, acabamos nos distraindo e esses exercícios auxiliam a reduzir os hormônios do estresse nos deixando mais relaxados.

3. Qualidade do sono: A prática de exercícios nos ajuda com o sono devido às substâncias que são produzidas, nos ajudando com o estresse, diminuindo-o e nos deixando mais relaxados. Isso porque você gasta tanta energia na academia, que ao chegar em casa, no fim do dia, estará cansado.

4. Autoestima: Por conseguirmos terminar um treino completo, ou até mesmo começar a praticar exercícios aos poucos, uma hora ou outra mudanças vão começar a ser mais aparentes em nosso corpo e isso pode ajudar na autoestima.

5. Equilíbrio emocional: Praticar exercícios físicos com frequência traz benefícios ao cérebro, melhorando nosso foco e concentração, consequentemente sendo positivo para um equilíbrio emocional.

Você pode praticar alguns desses exercícios:

Aeróbicos (correr, caminhar, nadar, pedalar e remar), yoga, pilates (tratam a mente e a respiração), treinamento de força (musculação, CrossFit, treino funcional).

Mas vale lembrar que, esses exercícios não vão e nem podem substituir o tratamento psicológico, mesmo trazendo vários benefícios para a saúde.

 

 

Fonte: VivaBem UOL (https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/fernando-guerreiro/2023/12/04/como-o-exercicio-melhora-o-seu-humor-e-sua-saude-mental.htm)

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor