Você nota que, quando consome leite ou alguns dos seus derivados, fica com desconforto abdominal, náuseas ou flatulência? Então, talvez faça parte do grupo de pessoas que sofre de intolerância à lactose. Mas não se aflija, é mais comum do que pensa: a nível mundial, cerca de 70% dos adultos a tem.
AO VIVO JC FM
Abaixo, saiba como identificar os principais sintomas e fatores de risco.
LEIA TAMBÉM: ÓLEO DE AMÊNDOAS PARA HIDRATAR CABELO: Saiba POR QUE ÓLEO DE AMÊNDOAS é bom para o CABELO E PELE
O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?
Antes de tudo, é importante saber o que é, afinal, a lactose. Este é o nome científico que se dá ao açúcar do leite. O organismo produz uma enzima - a lactase - cuja missão é digerir este açúcar. Contudo, nem todas as pessoas o conseguem fazer, por terem um déficit de lactase.
Como consequência, há organismos que não digerem completamente a lactose, a qual fica no intestino delgado, órgão onde é fermentada por bactérias. Este fato pode causar algum desconforto, como diarreia, cólicas ou gases. Esta intolerância pode nascer conosco ou surgir ao longo da vida.
Assim, existem tipos distintos desta condição:
1) Intolerância à lactose congênita: nestes casos, as pessoas já nascem com intolerância.
2) Intolerância à lactose primária: deve-se à ausência total ou diminuição da produção de lactase em diferentes idades, podendo manifestar-se ao longo do tempo.
3) Intolerância à lactose secundária: acontece quando existe uma redução temporária da produção da lactase devido a uma doença gastrointestinal, provocada pela deficiente absorção de lactose. Quando a patologia é tratada a produção de lactase volta ao normal.
VEJA TAMBÉM: PLANTAS QUE NÃO PODEM FICAR NO SOL: 10 plantas para cultivar DENTRO DE CASA
5 SINAIS DE INTOLERÂNCIA À LACTOSE
Podendo ocorrer em qualquer fase da vida, é importante estar atento aos sinais que denunciam a intolerância à lactose.
A intensidade dos sintomas varia com alguns fatores, como a quantidade de lactose que cada pessoa tolera. Fique atento se depois de consumir leite ou derivados tem:
- dores de estômago ou cólicas
- diarreia
- flatulência
- náuseas
- inchaço abdominal.