O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Jonathan Conricus, confirmou, nesta quarta-feira (11), em um vídeo publicado nas redes sociais, a presença de brasileiros entre os sequestrados pelo grupo radical terrorista islâmico Hamas. De acordo com ele, diversos reféns capturados pelos extremistas possuem dupla nacionalidade.
“Dezenas de israelenses foram capturados pelo Hamas e estão em Gaza, muitos deles com dupla nacionalidade. Então isso não é problema apenas de Israel, é algo que preocupa diversos países do mundo. Nós temos americanos, ingleses, franceses, alemães, italianos, brasileiros, argentinos e mais”, disse.
“Essas são as pessoas, os civis, que o Hamas levou até Gaza e são mantidos como reféns”, acrescentou.
Em entrevista à CNN, o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, afirmou que ainda não há informações oficiais sobre brasileiros entre os reféns do Hamas na Faixa de Gaza.
Grupo fez mais de 100 reféns
De acordo com as autoridades israelenses, o grupo extremista mantém 150 pessoas em cativeiro desde o ataque surpresa ocorrido no sábado (7). O Hamas, por sua vez, alegou deter mais de 100 prisioneiros.
O embaixador de Israel nos Estados Unidos, Michael Herzog, fez um apelo enfático à comunidade internacional para que pressione o Hamas a libertar incondicionalmente as pessoas feitas como reféns.
“Instamos a comunidade internacional a solicitar veementemente ao Hamas que as liberte sem quaisquer condições, pois o ato de tomar reféns constitui um crime de guerra", disse Herzog em uma entrevista concedida a Kaitlan Collins, da CNN.
Herzog reconheceu que as autoridades estão atualmente em processo de obtenção de informações completas sobre o número de reféns, suas identidades e condições.
ISRAEL E HAMAS: BRASILEIROS são feitos de REFÉNS em ISRAEL
Com informações CNN