Saúde

CANSOU DO CAFÉ? Conheça 3 alternativas ao café que aumentam a energia

O que substitui o café para dar energia? O que pode substituir o café? Descubra a 3 alternativas ao café que aumentam a energia

Cadastrado por

Jefferson Ricardo

Publicado em 15/08/2023 às 21:51
CHÁ PARA DESINFLAMAR O CORPO - Freepink

O café costuma ser o preferido entre as bebidas que dão energia quando nos sentimos cansados. A razão para isso é simples: a cafeína. Essa substância, presente naturalmente também em outros chás e alimentos, age como estimulante do sistema nervoso central.

AO VIVO JC FM

Segundo os dados do Conselho Internacional de Informações sobre Alimentos, as bebidas cafeinadas estão se tornando cada vez mais populares. Saiba aqui quais as principais alternativas ao café.

Leia Também

Nesta matéria iremos responder às seguintes perguntas:

Entendendo o café

Originário da Etiópia, o café é hoje uma das bebidas mais consumidas no mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, 70% dos adultos americanos consomem café. Quando perguntados sobre a frequência, 62% deles disseram tomar a bebida diariamente.

Estudos mostram que o café oferece muitos benefícios à saúde. Algumas pesquisas associaram os polifenóis e antioxidantes presentes na bebida à redução do risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e distúrbios neurodegenerativos.

Porém, a maior parte de nós não consome o café por estes motivos. A bebida é popular devido a presença da substância cafeína, responsável por elevar a energia e o foco. A substância age diretamente no sistema nervoso instigando o estado de alerta.

Os riscos da cafeína

No entanto, a cafeína também está associada com crises de nervosismo e irritação estomacal. Em algumas pessoas o consumo da substância pode desencadear casos de taquicardia, náuseas, ansiedade e insônia.

Por conta dessas situações muitas pessoas buscam alternativas ao café que sejam igualmente energizantes. Os chás estimulantes podem ser opções interessantes nestes casos. Boa parte deles possuem taxas de cafeína menores que as do café.

Quais as alternativas ao café?

Erva-mate

A erva-mate, também conhecida como mate, é um chá originário da América do Sul. Ele é particularmente popular na Argentina, Paraguai, Uruguai e na região sul do Brasil. O chá mate possui um sabor mais terroso e amargo que outras bebidas.

A erva-mate é rica em polifenóis antioxidantes, como o ácido clorogênico. No entanto, a bebida possui tanta cafeína quanto o café, em alguns casos até mais. O chá de mate tem de 80 a 175 mg de cafeína por xícara.

Estudos preliminares associam a erva-mate com a perda de peso e diminuição do colesterol no sangue. Os pacientes analisados falam que conseguem ter mais foco após beber o chá mate, sem apresentar nervosismo.

Chá Yaupon

O Yaupon é um chá de ervas original dos Estados Unidos com sabor semelhante ao chá verde. A bebida é rica em ácido clorogênico e antioxidantes que ajudam na desinflamação do corpo e aumentam a energia.

O chá yaupon contém 60 mg de cafeína por xícara e também é rico em teobromina, um biocomposto semelhante à cafeína. A teobromina aumenta o fluxo sanguíneo e a energia, porém seu efeito é mais lento e duradouro que o da cafeína.

Chá Matcha

O chá matcha vem da mesma planta Camellia sinensis que o chá verde, mas no caso do matcha as plantas são cultivadas à sombra. Este tratamento especial protege as folhas da oxidação e da luz solar, o que resulta em uma cor verde vibrante e maior teor de polifenóis.

O matcha contém entre 40 e 175 mg de cafeína e possui os mesmo polifenóis antioxidantes que o chá verde, a exemplo da teanina e catequinas.

Café de chicória

A chicória é a raiz da planta da planta Chicorium Intybus, que é seca, torrada e moída para produzir o café de chicória. A bebida possui fibras prebióticas, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

O café de chicória tem sabor semelhante ao café tradicional, porém não oferece o mesmo efeito estimulante. A bebida não possui cafeína, por isso algumas pessoas a combinam com o café tradicional.

Importante

Este conteúdo é apenas informativo. Sempre preze pela moderação e a apreciação consciente destas bebidas. Consulte profissionais de saúde qualificados para entender os riscos e sanar dúvidas sobre inserir novos alimentos à sua dieta.

Fonte: Harvard

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS