Os energéticos são bebidas estimulantes que prometem melhorar o foco e reduzir o cansaço. Dessa forma, algumas pessoas utilizam a bebida no intuito de gerar energia para o organismo.
AO VIVO JC FM
Porém, consumir energéticos para treinar é realmente saudável? Mesmo que o energético possa dar energia, muitos especialistas não recomendam o consumo da bebida antes, durante ou após os treinos.
ENERGÉTICO PARA TREINAR FAZ MAL?
Segundo informações da Viva Bem, da Uol, tanto produtos prontos quanto os preparados a partir de pós que são misturados em água não são recomendados para consumo por quem treina.
Afinal, esses produtos possuem doses altas de cafeína, inositol, glucoronolactona ou taurina. A ingestão excessiva de certos ingredientes, como a cafeína, pode causar efeitos adversos cardiovasculares, neurológicos, gastrointestinais, renais e endócrinos.
De acordo com a Anvisa, o consumo seguro recomendado é de até 400mg de cafeína diários. Porém, em um energético já podem ser localizados 80mg da substância, que também é encontrada em chocolates, café e outros insumos.
RISCOS DO ENERGÉTICO PARA QUEM TREINA
É importante evitar o consumo de energético antes, durante e depois da prática de exercícios físicos. De acordo com a coluna Viva Bem, da Uol, mortes após o consumo de bebidas energéticas são relacionadas, geralmente, à prática de atividades desgastantes.
Sendo assim, torna-se necessário o acompanhamento de um profissional em nutrição antes de ingerir bebidas energéticas, para que não ocorram problemas durante a ingestão do produto.
A bebida também não é recomendada para crianças ou adolescentes devido à estatura. A concentração de cafeína e demais ingredientes pode apresentar complicações e problemas cardiovasculares.
REFERÊNCIAS
Fonte: Uol.