O Pilates é um método de exercício físico focado no fortalecimento dos músculos. Dentro dessa prática, os exercícios destinados a fortalecer os joelhos são bastante populares devido aos resultados rápidos e eficazes que proporcionam.
No entanto, as técnicas do Pilates podem ser aplicadas em qualquer parte do corpo, contribuindo para resolver uma variedade de questões.
Ao contrário da musculação convencional, o Pilates concentra-se no fortalecimento dos músculos profundos, ou seja, nos músculos menores, mas que desempenham um papel crucial na sustentação da nossa estrutura corporal.
POR QUE TRATAR A DOR NO JOELHO COM PILATES?
Os exercícios direcionados ao fortalecimento dos joelhos são geralmente procurados por pessoas que já sofrem com dores nessa área.
O Pilates se destaca como um grande aliado para devolver a qualidade de vida aos praticantes. Isso se deve ao fato de que seus movimentos são intensos, mas de baixo impacto.
Logo, é um método ideal para fortalecer as extremidades inferiores, incluindo os joelhos. Além disso, o Pilates trabalha o equilíbrio do indivíduo, reduzindo o risco de quedas durante atividades cotidianas como caminhar.
5 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA FORTALECER O JOELHO
...
Os exercícios destinados ao fortalecimento dos joelhos praticados no Pilates são altamente eficazes para combater diversos problemas.
Enquanto alguns deles são realizados com o auxílio de equipamentos específicos e devem ser praticados em estúdios, outros podem ser feitos em casa.
1. Agachamento no Cadillac
Embora normalmente seja executado em academias e estúdios de Pilates, esse exercício pode ser adaptado para ser realizado em casa, substituindo o Cadillac por uma escada com um elástico.
Para praticá-lo, posicione-se à frente da barra, segure o elástico e agache até alcançar um ângulo de 90 graus com o corpo. Repita o movimento lentamente e faça quantas séries desejar.
2. Bridge
Este é um dos exercícios para fortalecer os joelhos que não requer o uso de equipamentos. Deite-se com os braços apoiados no chão ao lado do corpo e com os joelhos dobrados.
Em seguida, levante o quadril e também uma das pernas, mantendo-a reta por 10 segundos. Depois, repita o mesmo movimento com a outra perna. Realize esse alternância por 3 vezes.
3. Going Up
Esse exercício é comumente praticado na Chair, um aparelho de Pilates tradicional e de fácil utilização, focado em tonificar os músculos inferiores.
Para executá-lo, apoie uma das pernas no assento e erga lentamente o corpo até ficar na posição vertical. Realize esse movimento subindo e descendo 10 vezes, mantendo a postura correta.
4. Elephant
Esse exercício tem como objetivo alongar os quadris e os joelhos. No Reformer, fique em pé de frente para a barra de pés e apoie os calcanhares nas ombreiras do equipamento.
Em seguida, posicione as mãos na barra de pés e incline o corpo para frente, mantendo os calcanhares apoiados nas ombreiras. Mantenha a postura por 10 segundos e repita por 3 séries.
5. Pulling The Car
Este exercício, um dos mais simples para fortalecer os joelhos, é recomendado para melhorar a mobilidade das articulações.
Para praticá-lo, remova todas as molas do carrinho. Deite-se de barriga para cima e coloque os pés na barra apropriada com uma alça.
Em seguida, flexione os joelhos e os quadris, retornando à posição inicial.
DIETA LOW CARB: O que é dieta low carb? Quais os benefícios?
Com informações de NAMU.