Os alimentos que comemos possuem nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo e para garantir a saúde mental e física dos indivíduos. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada.
O QUE PREJUDICA A MEMÓRIA?
Existe alguns hábitos e fatores que são prejudiciais a memória. Entre eles, os principais fatores que prejudicam a memória são o sedentarismo, obesidade, tabagismo, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação desregulada.
Veja os riscos do tabagismo para a memória
Segundo os especialistas, alguns alimentos podem afetar a função cognitiva do cérebro e a saúde mental dos seres humanos.
VEJA OS ALIMENTOS QUE PREJUDICAM A MEMÓRIA
Arroz branco
O arroz branco possui um alto índice glicêmico - O índice glicêmico (IG) é um valor que demonstra a velocidade com a qual o açúcar presente nos alimento chega à corrente sanguínea e altera os níveis de glicemia.
Por esse motivo, o arroz branco pode aumentar o risco de desenvolver depressão.
Queijo
Alguns queijos possui um alto índice de gordura saturada. Segundo estudos da Universidade de Yale, dos EUA, revelou que a gordura saturada pode estimular uma inflamação no hipotálamo, importante região do encéfalo que controla diversas funções, dentre elas a memória.
Os queijos que possuem baixo teor de gordura saturada são o queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala.
Alimentos fritos
As frituras possuem um alto teor de gordura saturada, o que prejudica a barreira protetora do cérebro, permitindo a entrada de substâncias prejudiciais e afetando o transporte de nutrientes essenciais.
Além disso, os alimentos fritos aumentam o colesterol, o que também está relacionado ao desenvolvimento do Alzheimer e demências.
Veja os alimentos que aumentam o colesterol e devem ser evitados
Pipoca de microondas
A pipoca de microondas possui um alto teor de gorduras trans. Esse tipo de gordura reduz o colesterol bom e aumenta o colesterol ruim, ocasionando danos ao cérebro.
Margarina
A margarina é rica em gordura trans. Um estudo de 2011 publicado no jornal Neurology mostrou duas consequências assustadoras ao comer muita gordura trans: funções cognitivas afetadas e diminuição do volume total do cérebro.
ATENÇÃO
Para diminuir a perda de memória, o paciente deve consultar-se com um profissional da saúde para identificar possíveis problemas e fazer o tratamento adequado.
Para ter uma dieta equilibrada e com alimentos que são benéficos para a memória, um nutricionista deve ser consultado.