A pitangueira, uma árvore nativa do Brasil, tem seu habitat natural na Mata Atlântica. Desta árvore, emerge a pitanga, uma fruta de pequenas dimensões que adquire uma coloração vermelha quando está madura e é conhecida por suas propriedades medicinais que proporcionam diversos benefícios para a saúde.
Assim, além de ser comum o consumo da pitanga fresca e sua utilização em várias receitas culinárias, também é bastante difundida a prática de preparar chá de pitanga.
PARA QUE SERVE O CHÁ DE PITANGA:
O chá de pitanga é um daqueles remédios terapêuticos naturais que têm um impacto positivo em várias funções corporais.
1) Possui ação antioxidante
Da mesma forma que todas as plantas, a pitanga é abundantemente provida de vitaminas, o que a transforma em uma rica fonte de antioxidantes.
Isso se deve ao fato de que as vitaminas contidas na pitanga desempenham na estimulação do efeito antioxidante quando são absorvidas pelo corpo.
2) Atua como depurativo e diurético
Conforme já destacado, o chá de pitanga possui propriedades diuréticas, ou seja, ele promove a eliminação do excesso de líquidos retidos no corpo, aliviando o inchaço e o desconforto.
3) Previne e trata inflamações
Devido às suas características anti-inflamatórias e analgésicas, o chá de pitanga é um aliado para mitigar desconfortos e inflamações específicas, como os associados à artrite. Além disso, ele também desempenha um papel antipirético, contribuindo para a diminuição da febre.
4) Tem efeito hipoglicemiante
Uma outra benefício do chá é a sua capacidade de reduzir os níveis de glicose no sangue. No entanto, é fundamental, especialmente para pessoas com diabetes, utilizar este chá com a supervisão de um profissional de saúde, a fim de evitar uma queda excessiva nos níveis de açúcar no sangue.
5) Age como bactericida
As infecções bacterianas podem ser tratadas de forma complementar com o uso do chá de folha de pitanga, junto com o tratamento médico convencional, para aliviar os sintomas.
RECEITA DO CHÁ DE PITANGA
Para fazer esse chá é bem simples. Você pode fazer com as folhas frescas da árvore, as frutas ou os dois. Escolha folhas bem bonitas e com aparência saudável.
Saiba o que mais vai precisar:
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 2 colheres de chá de folhas frescas e picadas de pitanga;
- 3 unidades de pitanga.
Modo de preparo
- Coloque a água para ferver e desligue assim que entrar em ebulição.
- Adicione as folhas e as frutas lavadas, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos.
- Depois coe o chá e está pronto para beber. Uma pessoa adulta, que não esteja se medicando e não tenha doença crônica, pode beber 3 xícaras ao dia, de preferência entre as refeições.