Ter uma alta concentração de açúcar no sangue é um fator de risco para condições como diabetes. Iniciar uma dieta enriquecida com alimentos que ajudam a regular os níveis de glicose é um ótimo primeiro passo.
Há alimentos que, além de reduzir os níveis de glicose no sangue, oferecem diversas vantagens para a saúde mental e física.
Isso se torna uma alternativa preferível a medicamentos e suplementos naturais, que podem ter efeitos adversos, variando de acordo com o organismo de cada pessoa.
Confira nesta matéria a lista de alimentos para diminuir o açúcar no sangue:
ALIMENTOS QUE REDUZEM O AÇUCAR
AVEIA
Rica em fibras solúveis, a aveia ajuda significativamente na redução dos níveis de açúcar no sangue. Pode ser incorporada a diversas receitas, como bananas amassadas, por exemplo.
BRÓCOLIS
É aconselhável ingerir brócolis, seja picado ou triturado, para evitar a interação entre o composto glucosinolato e a enzima mirosinase.
O suco de brócolis é eficaz no tratamento antidiabético, já que melhora a sensibilidade à insulina e, por conseguinte, diminui o excesso de açúcar no sangue e indicadores de estresse oxidativo.
ABÓBORA
Conhecida por suas propriedades antioxidantes, a abóbora e suas sementes são usadas como remédios naturais para diabéticos em alguns países.
Ela contém polissacarídeos que ajudam a regular os níveis de glicose no sangue. Além disso, suas sementes trituradas produzem um extrato benéfico que promove perda de peso e outros benefícios à saúde.
FRUTOS DO MAR
Peixes e mariscos são especialmente recomendados para diminuir os níveis de açúcar no sangue, pois são ricos em proteínas, gorduras boas, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Eles ajudam a retardar a digestão e a evitar picos de glicose após as refeições, além de contribuir para a perda controlada de gordura corporal.
AMENDOIM E AMÊNDOAS
Um estudo com 25 voluntários com diabetes tipo 2 mostrou que o consumo diário de amendoins e amêndoas pode complementar uma dieta com baixo teor de carboidratos, ajudando a reduzir a glicose no sangue, tanto em jejum quanto pós-refeição.
O mesmo vale para nozes e suas respectivas manteigas.
LINHAÇA
As sementes de linhaça são fontes ricas em fibras e gorduras saudáveis que combatem o diabetes tipo 2.
Em um experimento, indivíduos que ingeriram diariamente 200 gramas de iogurte com 30 gramas de sementes de linhaça experimentaram uma redução nos níveis de açúcar no sangue, em comparação com aqueles que comeram iogurte convencional.
QUIABO
Rico em compostos, polissacarídeos e antioxidantes como flavonoides, o quiabo é eficaz na redução dos níveis de açúcar no sangue.
Na Turquia, suas sementes são usadas como um potente tratamento natural para várias condições de saúde.
FEIJÕES
Repletos de nutrientes, fibras e proteínas, os feijões ajudam a retardar a digestão e a melhorar a resposta glicêmica após as refeições.
Um experimento mostrou que o consumo de feijão preto e grão-de-bico ajudou a diminuir os níveis de açúcar no sangue em comparação com um grupo que consumiu apenas arroz.
Atenção
Estes alimentos são recomendados para pessoas que costumam ter uma alta ingestão de açúcar, correndo o risco de desenvolver diabetes ou outras condições de saúde.
Em resumo, uma dieta só será eficaz se conseguir ajudar a manter o controle dos níveis de açúcar no sangue.