O colesterol, quando em equilíbrio, realiza funções importantes em nosso corpo, atuando na produção de alguns hormônios e vitaminas fundamentais para o organismo.
PERIGOS DO COLESTEROL ALTO
Quando existe o excesso da partícula LDL - colesterol ruim - pode limitar o fluxo de sangue, pois placas de gordura acumulam-se nos vasos sanguíneos. Quando isso ocorre, aumenta-se o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Existem alguns fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como sedentarismo, obesidade, alimentação desregulada, tabagismo e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.
ALIMENTOS QUE AUMENTAM O COLESTEROL
Existem alguns alimentos, principalmente aqueles ricos em gorduras e açúcares, que aumentam os níveis de colesterol, logo devem ser evitados por quem tem altos níveis de colesterol. Confira os alimentos que aumentam o colesterol:
- Alimentos gordurosos ( Fast Food, por exemplo)
- Alimentos ricos em fibras
- Alimentos açucarados e doces
- Alimentos fritos
- Alimentos ultraprocessados
- Carne vermelha
CERVEJA AUMENTA O COLESTEROL?
A cerveja possui carboidratos e álcool, e essas substâncias aumentam o colesterol rapidamente. Isso contribui, inclusive para doenças cardiovasculares.
Por isso, para aqueles que desejam controlar os níveis de colesterol ou possuem altas taxas de colesterol no sangue, a ingestão excessiva de cerveja - ou qualquer bebida alcoólica - pode aumentar os níveis de colesterol.
COMO CONTROLAR O COLESTEROL ALTO?
Para controlar o colesterol, é necessário adotar hábitos saudáveis como ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente.
Hábitos danosos a saúde, como tabagismo e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, devem ser abolidos.
Para controlar o colesterol e identificar possíveis problemas relacionados, é necessário consultar-se com um profissional da saúde para realizar os exames e tratamentos necessários.