Dicas para fazer uma apresentação mais inteligente, segundo professor de Stanford
Comunicar-se com outras pessoas pode ser uma tarefa extremamente complicada, gerando desconforto e timidez.
No entanto, existem técnicas que podem facilitar esse processo e captar a atenção do público.
O professor de Stanford Matt Abrahams criou uma estrutura para facilitar a organização das apresentações, chamada "O que - Por que - E depois" (What - So What - Now What, no original).
Em artigo ao site Entrepreneur, ele diz como a fala de quem apresenta deve se manter espontânea, ainda que tenha sido estudada e preparada com antecedência.
A ideia não é decorar o que vai ser dito a partir de um roteiro pré-definido, mas seguir uma estrutura e um tom de comunicação.
Independentemente do contexto, ao transmitir ideias para outras pessoas, é mais fácil quando seguimos um mapa mental.
O professor ressalta que estruturar os pensamentos não é sobre produzir inúmeros slides com bullet points, mas criar uma linha de raciocínio com início, meio e fim para transmitir mensagens de forma mais objetiva.
A narrativa deve conectar ideias que conversam entre si. Na estrutura criada por Abrahams, a apresentação deve começar com a discussão de uma ideia, tópico, produto, serviço ou argumento (o que).
Depois, é necessário explicar a importância ou a utilidade daquilo (por que). Assim, a audiência deve ser instruída sobre o que deve fazer com o conhecimento adquirido, com direções de aplicações (e depois).
Outras opções
Problema > Solução > Benefícios
Argumento > Motivo > Exemplo > Argumento