ALIMENTOS PREJUDICIAIS PARA A MEMÓRIA: saiba os alimentos que afetam a memória, segundo estudo
A alimentação pode afetar todo o nosso corpo, principalmente na saúde cognitiva.
Sendo positivo ou negativo, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, revela quais alimentos são prejudiciais.
Conforme a pesquisa, as comidas com alto índice glicêmico - doces, carboidratos e produtos ricos em gorduras trans - afetam a produção e função de neurotransmissores, causando uma série de problemas neurológicos a longo prazo.
5 alimentos que afetam a memória
1. Alimentos ricos em açúcar
O consumo exagerado de doces faz com que as moléculas de açúcares e carboidratos se juntem as proteínas do corpo, impedindo que elas desempenham suas funções no organismo.
2. Adoçantes artificiais
Se você é um dos adeptos de adoçantes artificiais e sem calorias para substituir o açúcar de mesa, saiba que eles também têm um efeito negativo na função cerebral.
3. Alimentos feitos à base de farinhas refinadas ou amidos
Os alimentos ricos em farinhas refinadas e amidos são fontes de carboidratos e gorduras trans. Assim, o consumo excessivo desses alimentos pode resultar em inflamação no hipotálamo e, consequentemente, aumentar o risco de perda de memória e declínio cognitivo.
4. Bebidas alcoólicas
A ingestão de bebidas alcoólicas, mesmo em pequenas proporções, causa danos graves ao cérebro e pode ser responsável ??pela perda de memória e capacidade de concentração.
5. Alimentos ultraprocessados e frituras
Alimentos ultraprocessados, em geral são fonte de açúcares refinados e gorduras trans. Eles também são conhecidos pelo excesso de sódio e substâncias que podem afetar a vascularização do cérebro, piorando o desempenho cognitivo.