6 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ ALTAMENTE ESTRESSADO (E COMO SE LIVRAR DISSO)
O estresse pode afetar negativamente a saúde física e mental; por isso, é essencial reconhecer os sinais e buscar maneiras de lidar com ele.
Confira a seguir os seis sinais comuns de que você pode estar altamente estressado e como evitar.
6 sinais de que você está muito estressado
1. Dores de cabeça
O estresse pode causar dor de cabeça frequente, dor no pescoço e atrás dos olhos, bem como exacerbar outros tipos de dores de cabeça, incluindo enxaquecas. A explicação é que a liberação intensa dos hormônios associados ao estresse dificulta o relaxamento do corpo.
Portanto, é possível que apareça a dor de cabeça e, ainda, a privação do sono, que causa indiretamente a enxaqueca. Assim, caso esse sinal seja frequente no seu dia a dia, possivelmente você tem um estilo de vida muito estressante.
2. Dor no peito
O estresse leva à ansiedade (e vice-versa), e um dos sintomas de quem passa por essa condição é a dor torácica, que se manifesta como um aperto no peito. Assim, estresse crônico é um fator de risco para doenças cardiovasculares e ataques cardíacos. Afinal, lembre-se de que os picos de estresse liberam substâncias que destroem o coração.
3. Problemas digestivos
O sistema nervoso está ligado também ao funcionamento do intestino. Portanto, náuseas, indigestão, cólicas e dores de estômago podem ser causadas por muito estresse. Além disso, o desequilíbrio no sono e na alimentação, devido a uma rotina estressante, afeta indiretamente a região intestinal.
4. Cansaço
O estresse constante causa sensação de cansaço e fadiga. Esse esgotamento mental e físico exige uma desaceleração no ritmo de vida, uma vez que o corpo precisou ficar em alerta por certo tempo para lidar com as possíveis adversidades.
5. Ganho ou perda de peso
O estresse eleva os níveis de cortisol no corpo, gerando aumento no apetite e maior desejo por alimentos não saudáveis. O estresse crônico também pode provocar perda de peso e o surgimento de distúrbios alimentares.
6. Resfriados frequentes e infecções
Quem sofre de estresse está mais propenso a resfriados e infecções. Isso porque a condição atrapalha o sistema imunológico, já que os hormônios liberados inibem a produção das células de defesa.