JARDIM VERTICAL: PLANTAS para sua PAREDE VERDE
As paredes de plantas é uma ótima opção para embelezar seu ambiente, inclusive, está ganhando destaque em projetos arquitetônicos que buscam combinar estilo, conforto e proximidade com a natureza!
A ideia ganhou adeptos até mesmo nos grandes centros urbanos, pois pode ser adaptada para varandas de apartamentos e proporciona mais vida para espaços corporativos, como clínicas, lojas, cafés e restaurantes.
Em caso de parede disponível para o projeto receba luz solar direta, pense em composições com plantas que são resistentes a estas condições e pesquise sobre a frequência ideal de regas, por poder ser necessário incluir um sistema de irrigação.
5 Plantas para sua parede verde
1. Aspargo real
Amplamente usado no paisagismo, o aspargo real se adapta bem aos jardins de frente, aos canteiros de muro e até jardins de inverno.
2. Samambaias
Versáteis e atemporais, as samambaias sempre possuem espaço garantido nas paredes verdes!
3. Jiboia
A jiboia é uma planta fácil de cultivar que aprecia ambientes de meia-sombra, ou seja, aqueles que recebem o sol do início da manhã ou do final da tarde. Se for cultivá-la na parede verde, posicione a planta em um local que receba muita luz.
4. Asplênio
A semelhança com as samambaias não é à toa — afinal, são da mesma família — e os cuidados são semelhantes: cultivar em um ambiente bem iluminado, mas sem sol direto; fazer regas frequentes e preparar um substrato leve e rico em matéria orgânica.
5. Peperômia scandens
A peperômia scandens é uma planta pendente que faz sucesso nos ambientes internos e externos! Elas devem ser posicionadas em locais de meia-sombra. A exposição a luz solar direta pode queimar as folhas ou fazer com que percam um pouco da cor.