O efeito energético do café funciona para todos? Confira
Caso você não tenha notado, há algumas pessoas que quando toma um cafezinho fica bastante elétrico, mas também há aquelas que podem tomar uma garrafa inteira e fica do mesmo jeito.
Isso ocorre devido a muitos fatores, que influenciam como o corpo de uma pessoa reagirá a uma bebida com cafeína. Um deles está associado à genética.
"Gene do café"
Para compreender bem como o café é recebido, é preciso voltar lá atrás, na composição dos corpos humanos, neste caso ao DNA, responsável por armazenar informações genéticas.
CYP1A2
Um dos segmentos do DNA é o gene. E há um gene, chamado CYP1A2, que parece influenciar como o corpo reage à cafeína.
Eliminando do corpo
Dependendo do tipo e da quantidade da enzima que está no corpo, a cafeína pode ser eliminada de maneira mais rápida ou lenta.
Metabolismo
Parte da população possui duas cópias da enzima, o que faz com que metabolismo do café seja mais rápido, enquanto outra parcela tem somene uma cópia da enzima e elimina a substância mais lentamente.
Receptores da adenosina
Uma das características da cafeína no corpo é que ela pode se ligar aos mesmos receptores da adenosina, que produz a sensação de cansaço, bloqueando a substância.
Aumento à tolerância
Dependendo da quantidade de cafeína consumida, o corpo produz mais receptores de adenosina para compensar pelo bloqueio, o que pode aumentar a tolerância à cafeína.
Mais receptores
Há também pessoas que já produzem mais receptores de adenosina do que o normal, o que faz com que elas já possuem uma predisposição a ter de tomar mais café para ter a sensação de maior energia no corpo.
Cafeína e saúde
Um estudo feito em 2006 mostra que pessoas com um metabolismo lento da cafeína apresentam risco maior de ter problemas cardíacos, em oposição ao grupo com um metabolismo acelerado.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.