PLANTAS MEDICINAIS INDÍGENAS: 8 plantas medicinais indígenas e seus benefícios incríveis para a saúde
A riqueza cultural dos povos indígenas do Brasil é imensa, e em meio a seus mais diversos elementos está o conhecimento repassado de geração e geração sobre plantas medicinais.
Por meio de séculos de experimentos, observação e repasse de informações, os indígenas que residem em solo nacional descobriram diversas plantas com propriedades benéficas para a saúde.
PLANTAS MEDICINAIS INDÍGENAS
Confira a seguir exemplos de plantas medicinais indígenas e seus benefícios para o organismo!
IPÊ ROXO
O chá da casca da superfície interna dessa planta é muito utilizado entre povos indígenas, e ajuda a combater dores e também cicatrizar feridas. Não deve ser consumida em excesso.
ASSA-PEIXE
Originária do Brasil, a assa-peixe é uma planta medicinal que possui aval do o Ministério da Saúde. Combate uma grande gama de problemas, como cálculos renais, tosse, dores musculares e problemas na pele.
GENGIBRE
Possui efeito anti-inflamatório, antioxidante e fortalece imunidade, além de combater náusea, vômito e refluxo.
ARRUDA
A arruda pode ser utilizada para preparo de chás, óleos e pomadas. Costuma ser utilizada de forma externa, para combater lesões e dores musculares. Requer cautela no consumo, pois pode ser tóxica, e o chá não deve ser consumido por gestantes.
GUINÉ
Utilizada em rituais indígenas de proteção contra espíritos negativos, possui efeito antioxidante, antibacteriano e anti-inflamatório.
SÁLVIA-BRANCA
É utilizada para combater problemas respiratórios e digestivos, bem como dor de cabeça. Também acredita-se que sua fumaça ajuda a afastar energias ruins.
AROEIRA
Combate inflamações e possui efeito cicatrizante. Os frutos da aroeira-vermelha são consumidos por indígenas visando o combate de infecções de alto risco.
FÁFIA
Utilizada há mais de três séculos por indígenas, a fáfia tem efeito calmante e combate úlceras. Também atua no controle de colesterol, dor e febre.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema de saúde, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.