A oleosidade na pele, é algo bem comum, especialmente no Brasil, onde muitos se queixam disso. Em uma pesquisa realizada pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), cerca de 70% da população tem a pele oleosa.
AO VIVO JC FM
Essa condição gera cravos e espinhas, que mexem com a autoestima de muitas pessoas e na maioria das vezes, esse é o assunto mais abordado em uma consulta dermatológica.
Sendo assim, muitos se perguntam como tratar a pele e cuidar para que ela fique relativamente macia e bem cuidada. Acompanhe e entenda o cuidado que devemos ter.
O primeiro passo é entender o que deixa uma pele oleosa para podermos evitar esse tipo de comportamento e passar a tratar nosso rosto com mais cuidado.
Clima
Nos períodos mais quentes do ano, a tendência da nossa pele é ficar mais oleosa devido ao suor e o óleo que são produzidos pelas glândulas sebáceas.
Já nos climas mais secos, a pele vai tentar se equilibrar com o clima úmido e vai produzir mais óleo.
Hormônios
Sabe quando seu corpo está em fase de desenvolvimento e você começa a perceber a pele mais oleosa? Isso porque os hormônios atuam com grande força na produção de óleo na pele, principalmente durante a adolescência ou algum outra situação onde nossos hormônios estejam em fase de mudança.
Produtos inapropriados.
Muitas pessoas usam produtos indicados por amigos ou familiares sem consultar um dermatologista, mesmo não sendo a escolha certa.
Isso pode acabar afetando a pele, fazendo com que a pele gere mais oleosidade na tentativa de defender a barreira cutânea.
Agora sabendo o que pode deixar sua pele oleosa, fica a pergunta que não quer calar… Será que é possível diminuir ou controlar a oleosidade no rosto?
1. Skincare
Para tratar a oleosidade, é preciso ter o costume de cuidar do seu rosto, seja com produtos ou até mesmo com a limpeza de pele. Assim, você verá os resultados de acordo com o tempo e com o cuidado.
É possível criar uma rotina de skincare a partir disso e consultando sempre uma dermatologista para saber quando e quais os produtos certos usar para saber as necessidades de sua pele.
2. Use protetor solar.
Esse creme tão famoso pode se tornar seu melhor amigo ao te proteger do sol, evitar manchas em seu rosto e prevenir o câncer de pele. Portanto, o uso do protetor solar todos os dias é fundamental não só para te proteger dos raios solares e UV, como também para manter sua pele hidratada.
3. Remover a maquiagem antes de dormir.
Tirar a maquiagem antes de dormir, não é apenas satisfatório ao deixar a sensação de uma pele limpa e suave, como também é fundamental para ter uma pele saudável. Durante esse tempo, a pele irá acumular resíduos que vão prejudicar sua pele podendo causar o envelhecimento.
É recomendado retirar a maquiagem com uma água micelar que além de limpar a pele, hidrata e evita inflamações.
4. Beba água com frequência.
Todo mundo está cansado de saber que água é extremamente importante para nosso corpo, assim também como para nossa pele, detendo a desidratação.
Caso haja falta de água em nosso organismo, a pele ficará mais vulnerável, concedendo ao envelhecimento precoce e as linhas de expressão que irão aparecer mais do que deveria.
Fontes: Garnier e Natura (https://www.garnier.com.br/dicas/pele/cuidados-com-a-pele/pele-bonita)