De acordo com um estudo do Censo QuintoAndar de Moradia, realizado em colaboração com o instituto Datafolha em 2022, 69% dos cidadãos brasileiros manifestaram interesse em cultivar plantas, enquanto 57% expressaram o desejo de decorar suas casas com uma variedade delas.
Em resumo, aproximadamente sete em cada dez brasileiros cuidam ou têm plantas, suscitando questões sobre sua notável capacidade de sobrevivência em diferentes ambientes e condições variadas.
Nesta matéria, você confere:
- Plantas que não precisam de Sol;
- Plantas que não precisam de água;
- Plantas fáceis de cuidar;
- Plantas para jardim resistentes ao Sol;
- Plantas que ficam na sombra;
- Plantas pra quem não tem tempo de cuidar;
- Plantas para casas com pouca luz;
- Plantas para ambientes fechados.
É fundamental destacar que todos os seres vivos necessitam, ainda que em grau mínimo, de água e luz. Entretanto, existem plantas que variam em sua sensibilidade à nutrição fornecida pela luz solar e água. A seguir, apresentamos os principais tipos:
PLANTAS QUE 'NÃO PRECISAM' DE SOL E ÁGUA
Caso você resida em locais naturalmente com pouca iluminação ou não tem tempo o bastante para deixar suas plantas expostas ao sol, essas variedades são ideais para o cultivo e decoração, pois têm uma boa capacidade de absorver a umidade do ar e não necessitam de luz direta.
1. Espada-de-São-Jorge;
2. Cactos e suculentas;
3. Jibóia;
4. Samambaia;
5. Hibisco;
6. Orquídea;
7. Clorofito;
8. Lírio da paz;
9. Palmeira-ráfia;
10. Costela-de-adão.
...
PLANTAS QUE 'NÃO PRECISAM' DE ÁGUA
Nas mesmas condições mencionadas anteriormente, existem plantas que não requerem regas frequentes, já que suas folhas têm uma alta capacidade de absorver a umidade do ar.
1. Pata-de-elefante;
2. Planta-da-borracha;
3. Gravatinha;
4. Zamioculca;
5. Cheflera-pequena;
6. Aspidistra;
7. Árvore-guarda-chuva.
...