ECLIPSE SOLAR: Confira os CUIDADOS para assistir o ECLIPSE SOLAR EM SEGURANÇA
No sábado (14), o Brasil poderá assistir a um eclipse solar anular, evento raro que só voltará a acontecer de novo em 5 anos.
A maioria dos estados do Norte e Nordeste poderão assistir o eclipse de forma "anular", quando pode-se enxergar um anel de fogo ao redor da Lua.
Já os demais estados, conseguirão ver o fenômeno apenas de maneira parcial.
O QUE É UM ECLIPSE SOLAR?
O eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, resultando na projeção de sua sombra visível para quem está no planeta.
Existem quatro tipos de eclipse solar: total, parcial, anular e híbrido.
O QUE É UM ECLIPSE SOLAR ANULAR?
O eclipse solar anular ocorre quando a Lua fica diante do Sol, aparecendo como um disco mais escuro sobreposto a um disco maior e mais luminoso, criando um contorno característico, chamado de "anel de fogo".
QUAIS OS CUIDADOS PARA OBSERVAR O ECLIPSE SOLAR?
1. NÃO OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL SEM PROTEÇÃO ADEQUADA
Observar o Sol diretamente sem proteção adequada pode causar danos irreversíveis para visão.
2. FILTRO SOLDADOR N°14
Os especialistas recomendam o uso do filtro soldador número 14 para observar o fenômeno do eclipse solar. É possível encontrar em lojas de construção ou na internet facilmente.
3. DAR PAUSAS
Apesar do filtro de soldador ser uma proteção, ainda assim não é recomendado ficar olhando para o sol por um espaço de tempo logo. É recomendado que a "olhada" seja de no máximo 30 segundos, com pausas de no mínimo 1 minuto para olhar novamente.
4. PROTEJA O CORPO
Não esqueça o protetor solar, chapéu de praia, camisa UV etc.