GUERRA ISRAEL E HAMAS

Brasileiros em Gaza vão morrer famintos, se não forem resgatados nos próximos dias, dizem diplomatas

Há 28 brasileiros, incluindo uma idosa e 15 crianças, no meio da guerra; Não há luz nem chegada de mais comida

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 12/10/2023 às 15:10 | Atualizado em 13/10/2023 às 11:25
X

Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza morrerão de fome, se não forem retirados da região em guerra, nos próximos dias.

A previsão foi feita por diplomatas fontes do jornal Folha de São Paulo. De acordo com a apuração, há comida para somente mais quatro dias.

Metade da população de Gaza, entre eles os 28 brasileiros que moram na região, estão recebendo comida da UNRWA, a Agência da Organização Mundial das Nações Unidas para Assistência aos Refugiados da Palestina.

Normalmente, essa comida chega por meio de doações de vários países, inclusive do Brasil. Mas com o bloqueio imposto por Israel, as rotas para a chegada do alimento estão intransitáveis. A falta de abastecimento faz com que a comida esteja acabando.

Nesses últimos dias, os brasileiros estão comendo apenas pão, geleia, queijo e finas fatias de carne. 

BRASILEIROS EM GAZA

Entre os 28 brasileiros que tentam deixar a Faixa de Gaza, há uma idosa e 15 crianças. Os brasileiros estão em pânico, temendo pela própria vida.

A Faixa de Gaza tem uma pequena extensão territorial, equivalente a 1/4 da área da cidade de São Paulo. Ninguém pode sair da região em direção à Israel, já que o governo de Benjamin Netanyahu não permite essa movimentação, mesmo antes do início do conflito no último sábado (7). 

Assim, resta aos moradores da Faixa de Gaza se refugiarem no Egito. No entanto, Cairo teme por uma alta migração de palestinos para os territórios egípcios. 

Dificuldade de brasileiros em fugirem pelo Egito

Nesta manhã de quinta-feira, a TV Globo apurou que o Egito já está com os documentos dos 28 brasileiros que tentam cruzar a fronteira para, depois, pegar um voo até o Brasil.

Entretanto, o Egito diz que está sem infraestrutura para realizar o processo de migração, uma vez que os postos de fronteira foram destruídos pelos bombardeios israelenses. 

Brasil e Egito são alguns dos países favoráveis à criação de um corredor humanitário para a retirada de civis das áreas de conflito. Até o momento, nem Israel nem o Hamas informaram se são favoráveis à criação desse espaço, que permitira com que os refugiados saíssem da Faixa de Gaza.

Tags

Autor