RELACIONAMENTOS: quando é a hora certa de conversar com os adolescentes sobre namoro? Confira

A maturidade emocional e o desenvolvimento variam de adolescente para adolescente.

Geralmente, o recomendado é que os pais comecem a conversar sobre namoro e relacionamentos saudáveis antes que o adolescente comece a se envolver romanticamente.

Se de um lado os pais se sentem "pisando em ovos", por outro, os adolescentes acham qualquer conversa um tipo de invasão de privacidade.

IR PARA MULTITOPICOS.COM.BR/JCFM

Sendo assim, surge uma questão importante: quando falar de namoro com os adolescentes? Confira mais a seguir.

ESTUDOS!

Conforme espescialistas, não há um momento exato para se ter uma conversa sobre namoro, pois, cada pessoa possui características e experiências únicas.

No entanto, alguns sinais podem indicar aos pais que chegou o momento de entrar no assunto.

SINAIS

Nesse caso, os pais podem observar com mais atenção pontos como a troca dos interesses dos filhos, a presença de novos "personagens" nas histórias que eles contam, além de mudanças de comportamento, como uma maior preocupação com a própria aparência.

"Não existe um momento exato para que isso aconteça, já que, aos poucos vamos percebendo as mudanças de interesse dos adolescentes, mas o caminho é o ideal é criar uma certa abertura para que eles conversem sobre qualquer assunto, seja sobre namoro, relacionamento e também sexualidade que será o próximo passo em um início de relacionamento", diz a sexóloga e fisioterapeuta pélvica Débora Pádua.

IR PARA MULTITOPICOS.COM.BR/JCFM

O professor da Mackenzie ressalta que assim como os demais âmbitos da vida dos adolescentes, os relacionamentos também tendem a ser marcados pela intensidade.

"Com a modernidade e principalmente com os avanços tecnológicos temos visto essa juventude começar as relações amorosas muito cedo. Quanto mais precoce você perceber que é o seu filho ou sua filha, mais cedo você deve sentar com ele ou com ela e explicar todas as implicações de uma relação amorosa", afirma Santos.

"Há um momento da vida do adolescente que as emoções são muito intensas. Tanto que, se por um lado ele vive um amor intenso e tem aquela ideologia de salvar o mundo, por outro lado, essa intensidade também pode gerar problemas", conclui.

"Os pais podem observar o quão precoce é o adolescente. Se ele já tem um interesse claro sobre manter relacionamentos ou mostra desejo por outras pessoas é interessante conversar e explicar o que é um relacionamento saudável, o que uma relação pode afetar na questão da saúde mental, qual o impacto na vida produtiva de uma pessoa. Deve-se esclarecer a esse adolescente o quanto envolve uma relação amorosa nas outras instâncias da vida", diz Santos.

FONTE!

Ler Mais
IR PARA MULTITOPICOS.COM.BR/JCFM

10 hábitos BOBOS que podem desgastar o seu relacionamento

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em jcfm

IR PARA MULTITOPICOS.COM.BR/JCFM
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories