Borboletas no estômago? Veja 10 sinais físicos inconfundíveis de que você está apaixonado(a)
O amor está no ar para você? A verdade é que quando estamos apaixonados, o corpo dá diversos sinais.
O neurocientista e psiquiatra Diogo Lara destacou, em matéria para o Correio Braziliense, apaixonados possuem uma grande produção do hormônio oxitocina, que gera um aumento na sensação de bem-estar e apego.
O período apaixonado dura entre 12 e 24 meses, e caso os pombinhos estejam juntos, é possível que haja uma mudança para o estado conhecido como amor companheiro, com a volta dos níveis de neuro-hormônios e transmissores a níveis normais.
SINAIS FÍSICOS DE QUE VOCÊ ESTÁ APAIXONADO(A)
Confira a seguir alguns dos principais sinais!
SINTOMAS NO CÉREBRO
Na paixão, há a liberação de diversos hormônios no cérebro. Isso inclui oxitocina e vasopressina, que possuem associação com o estreitamento de afetos e ao apego.
Além disso, também age no cérebro a dopamina, associada a prazer, e que acarreta um maior nível de energia no organismo.
A serotonina, por sua vez, passa por uma redução em sua produção, diminuindo o estresse. Já o nível de cortisol aumenta, proporcionando ansiedade e euforia, e endorfina favorece a sensação de bem-estar.
SINAIS NO CORAÇÃO
Durante a paixão, há um aumento nos hormônios adrenalina e cortisol, que proporcionam um batimento cardíaco acelerado, de até 150 bpm (batimentos por minuto).
SINAIS NO ROSTO
O sangue circula com mais frequência nos vasos sanguíneos, com isso os lábios ficam mais cheios e rosados e a pele do rosto fica mais corado.
SINAIS NA PELE
Há um aumento na temperatura corporal, que ocasiona, por sua vez, uma maior produção de suor, visando equilibrar a temperatura corporal. Além disso, o toque na pele ativa um sistema de recompensa que proporciona sensações prazerosas.
SINAIS DIGESTIVOS
A paixão causa alterações no sistema digestório, e, com isso, o(a) apaixonado(a) pode sentir fome em menor proporção.