O que causa rinite alérgica e como tratar? Médico otorrinolaringologista explica

Rinite

Cerca de 85% dos casos no Brasil são atribuídos à rinite alérgica, uma vilã silenciosa que se infiltra em lares, colchões e cortinas, com os ácaros como seus cúmplices principais.

O Dr. Gustavo Meirelles, professor voluntário na Santa Casa de São Paulo, nos guia pela trama da rinite alérgica.

Em suas palavras, "os ácaros estão por toda parte, tornando a rinite alérgica a forma mais comum dessa condição". A primavera traz consigo o pólen, outro agente secreto que desencadeia crises alérgicas.

IR PARA MULTITOPICOS.COM.BR/JCFM

A Face Oculta da Rinite Viral

Do outro lado do espectro, a rinite viral espreita nas sombras, desencadeada por vírus como a gripe comum e o resfriado

A linha tênue entre os sintomas confunde até mesmo os mais experientes detetives nas investigações nasais. Espirros, congestão e coriza são pistas compartilhadas, mas febre e enjoo podem denunciar a presença da rinite viral.

O Diagnóstico

O Dr. Meirelles sugere procurar um especialista, que, como um hábil detetive, pode desvendar o mistério através de testes de contato, exames de sangue e outras técnicas especializadas.

Tratamento

nfelizmente, para os casos de rinite alérgica, a resposta é negativa.

No entanto, o Dr. Meirelles revela os segredos de um tratamento que proporciona um estilo de vida mais tranquilo, envolvendo anti-histamínicos, corticoides, imunoterapia e até mesmo vacinas para rinite.

IR PARA MULTITOPICOS.COM.BR/JCFM

Rinite Viral

Ao contrário de sua contraparte alérgica, a rinite viral muitas vezes desaparece sem a necessidade de tratamento específico.

Descongestionantes e analgésicos podem entrar em cena para aliviar os sintomas, enquanto a natureza trabalha sua mágica.

Prevenção

Para a alérgica, a batalha ocorre no lar, com a limpeza como arma principal. Máscaras, ambientes ensolarados e uma atitude implacável contra ácaros são aliados essenciais.

Já para a rinite viral, o campo de batalha inclui evitar ambientes com ar-condicionado, minimizar o contato com produtos químicos e manter uma rotina de lavagem nasal com soro fisiológico.

ANTENÇÃO

Navegando pelos labirintos da rinite, fica claro que compreender suas nuances é essencial para uma vida nasal equilibrada.

Veja as principais notícias do dia em jcfm

IR PARA MULTITOPICOS.COM.BR/JCFM

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories