Amor ou cilada? 4 perguntas a se fazer para identificar um relacionamento abusivo
43% das mulheres brasileiras já sofreram violência por parceiro íntimo. Psicóloga e mentora de mulheres, Najma Alencar ensina como avaliar sinais em uma relação.
O comportamento abusivo em um relacionamento amoroso, ainda que possa ser praticado por homens e mulheres, é mais comum entre os homens.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, 43% das mulheres com 16 anos ou mais afirmam já terem sofrido alguma forma de violência por parceiro íntimo, seja ela psicológica, física e/ou sexual.
4 perguntas para identificar se você está em um relacionamento abusivo
1. Comportamento desrespeitoso: Ele é educado e minimamente paciente com os pais? É cortês com trabalhadores de base?
"O respeito pode ser medido tanto em casa quanto na rua. O tratamento que o parceiro dá à família é extremamente importante, assim como às pessoas que o atendem, como garçons e caixas de supermercado, por isso essas são perguntas que devem ser respondidas, pois uma pessoa desrespeitosa na vida tende a não ser respeitosa com você", elucida Najma.
2. A manipulação e a mentira: O parceiro busca te convencer a pensar e/ou agir de forma diferente do que você acredita ou gostaria, e o resultado disso é a sua insatisfação e baixa autoestima?
"A manipulação pode vir de diversas formas, com diversos objetivos, como gerar insegurança, impedir o término do relacionamento, gerar sentimento de culpa e tantos outros. Quando menos se percebe, a pessoa está presa em uma situação onde só parece existir o parceiro e tudo deve ser ligado a ele. E o hábito de mentir está diretamente relacionado à manipulação", ela explica.
3. O ciúme excessivo: Você sente como se o seu parceiro quisesse te apagar aos olhos dos outros e guardá-la só para ele?
"O ciúme excessivo é aquele que sufoca, que questiona constantemente sua fidelidade e sua agenda. Que tenta te impedir de ter amigos, de sair, de se divertir, de vestir as roupas que deseja, de usar o batom e o esmalte de sua preferência", descreve a psicóloga.
4. Como você está se sentindo fisicamente?
Najma aconselha a autopercepção e autorreflexão para identificar esses relacionamentos abusivos.
"Nosso corpo comunica. Lidar com um abusador pode causar dor de cabeça, dor de estômago, mal-estar, esgotamento emocional, desânimo, ansiedade, entre outros sintomas. Se você não se sente bem quando está perto do seu parceiro, pense no porquê", conclui.