A Proclamação da República no Brasil ocorreu em 15 de novembro de 1889. Nesse dia, o marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que resultou na deposição do imperador Dom Pedro II e na instauração de um governo republicano no país.
O marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, com o apoio de líderes militares e civis descontentes com o sistema monárquico. Com isso, o Brasil encerrou o período imperial que durou mais de 67 anos, desde a independência em 1822.
A Proclamação da República marcou o início de uma nova era na história do Brasil, com a adoção de um sistema republicano de governo e a instauração de uma república federativa. O marechal Deodoro da Fonseca tornou-se o primeiro presidente do Brasil, iniciando o período conhecido como a República Velha.
Confira, a seguir, um breve resumo do que foi o dia 15 de novembro no século XIX.
Contexto Histórico
No final do século XIX, o Brasil era uma monarquia, tendo como imperador Dom Pedro II, que estava no poder desde 1831. O país enfrentava diversos problemas, como insatisfação militar, crise econômica e pressões por mudanças políticas.
Participantes
O principal líder da Proclamação da República foi o marechal Deodoro da Fonseca, que comandou as forças militares que depuseram o imperador.
Outros líderes civis e militares também estiveram envolvidos, incluindo Marechal Floriano Peixoto, Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva e Aristides Lobo.
Golpe Militar
O evento foi, essencialmente, um golpe militar. Deodoro da Fonseca, insatisfeito com o governo imperial, liderou um grupo de militares que marchou até o Palácio do Campo de Santana, no Rio de Janeiro.
O golpe foi relativamente pacífico, e Dom Pedro II, ao saber da situação, optou por não resistir.
Proclamação
O marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no dia 15 de novembro de 1889, declarando o fim do regime monárquico e o início da República Federativa.
Com a proclamação, o marechal se autonomeou chefe do governo provisório, iniciando o período conhecido como a "República Velha".
Reações e Consequências
A notícia da Proclamação da República se espalhou pelo país. Alguns setores da população apoiaram a mudança, enquanto outros ficaram descontentes.
Dom Pedro II partiu para o exílio na Europa, e a família imperial foi destituída. O Brasil passou a ser uma república federativa.
República Velha
O período inicial da República ficou conhecido como "República Velha" (1889-1930), caracterizado por uma política dominada por setores oligárquicos, o predomínio de cafeicultores paulistas e mineiros, e a alternância de presidentes militares e civis.
A Proclamação da República marcou uma mudança fundamental na forma de governo do Brasil, estabelecendo os alicerces da república que persistem até os dias de hoje.