BERBERINA É O OZEMPIC NATURAL: VERDADE OU MITO?
O que é a berberina, benefícios para a saúde e como consumir.
A berberina, famosa como o "Ozempic natural", é um composto amarelo usado na medicina tradicional chinesa.
É uma substância nitrogenada vegetal que atua como fitoterápico natural, extraída de plantas como Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis.
ATENÇÃO
Por apresentar efeitos colaterais, é importante que seja usada de acordo com a orientação do médico, nutricionista ou fitoterapeuta.
Também é importante destacar que, apesar de melhorar o controle do açúcar no sangue, tratá-la como o Ozempic natural é exagero. O composto natural não substitui a medicação.
BENEFÍCIOS DA BERBERINA
Confira benefícios da berberina, listados pelo site TuaSaúde.
Auxilia no controle da diabetes
Alguns estudos demonstraram que a utilização de suplemento de berberina por pessoas com diabetes do tipo 2 e síndrome metabólica ajudou a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e a melhorar o funcionamento da insulina, hormônio necessário para o transporte de glicose até os tecidos, mantendo os níveis normais no sangue.
Ajuda na perda de peso
A berberina tem ação de aumentar a capacidade das células de produzir energia, estimulando tanto a queima de gordura quanto a diminuição da produção de gordura no corpo.
Reduz o colesterol
A berberina tem mostrado bons resultados em reduzir o colesterol total, o colesterol ruim LDL e os triglicerídeos, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e derrame cerebral.
Protege o cérebro
Por ter um potente efeito anti-inflamatório, a berberina também ajuda a proteger o cérebro contra problemas como perda de memória e Alzheimer, protegendo também os neurônios de pacientes que sofreram AVC e reduzindo as sequelas do problema.
Regula a flora intestinal
A berberina tem efeito antimicrobiano e atua no intestino inibindo a proliferação de bactérias prejudiciais para o organismo.
CONSUMO INDICADO
Em geral, é recomendado uma dose de 500 mg de berberina 3 vezes por dia, tomada 30 minutos antes das refeições principais. De toda forma, é importante que o médico seja consultado para que seja indicada a dose mais adequada.