Saúde

Práticas para evitar futuramente a demência

Saiba quais hábitos adotar para prevenir você da demência

Imagem do autor
Cadastrado por

Luiza Montarroios

Publicado em 03/01/2024 às 7:47
X

De acordo com os estudos, os casos de demência vão triplicar até 2050, a estimativa é que 153 milhões de pessoas sofram com essa síndrome, tendo como principal motivo, o envelhecimento da população e o crescimento populacional.

Porém, felizmente a ciência é avançada e tem solução para esse problema, há uma série de hábitos saudáveis que você pode praticar para evitar a demência futuramente.

Para os pesquisadores, há momentos na vida que são cruciais para adotarmos esses hábitos em nossas vidas, para a proteção do nosso cérebro e saúde, prevenindo o desenvolvimento da demência.

A seguir, entenda mais quais são as práticas que devemos começar a colocar no nosso dia a dia para evitar esse problema.

1. Incentivar atividades cognitivas

 

...

Imagem: Unsplash
línguas; idiomas; aprender; leitura; letras; escola; - Imagem: Unsplash

Estimular atividades cognitivas é essencial, especialmente a partir dos 45 anos. Você pode escolher entre os estudos, treinar a mente com um xadrez, ler um livro, ou até mesmo dançar. Assim você garante um melhor funcionamento para seu cérebro.

2. Controlar pressão arterial

 

Istock
Ministério da Saúde alerta para o número de vítimas da hipertensão - Istock

Segundo estudos, a hipertensão é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de demência. Sendo assim, é de extrema importância controlar sua pressão arterial.

3. Praticar exercícios físicos

 

FREEPIK
Exercício físico ar livre. - FREEPIK

Exercícios físicos são bastante benéficos para a saúde, principalmente na hora de prevenir doenças, entre elas a síndrome da demência. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), devemos praticar 150 a 300 minutos de atividades físicas semanais.

 

 

 

Fonte: Catraca Livre (https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/6-habitos-para-colocar-em-pratica-hoje-e-evitar-demencia-no-futuro/)

 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor