Saúde

Práticas de bem-estar para o trabalho

Confira alguns hábitos para você promover o bem estar no trabalho.

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Cadastrado por

Luiza Montarroios

Publicado em 12/12/2023 às 9:16
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Ansiedade, estresse, nervosismo… Muitas vezes nos queixamos disso no ambiente de trabalho, mas você pode controlar isso com algumas práticas dentro deste espaço. Saiba como.

É normal ter uma rotina estressante por causa da quantidade de deveres que temos no trabalho, inclusive, muitas vezes deixamos de nos cuidar e nos priorizar. E isso pode causar um prejuízo a nossa saúde, afetando a produtividade, o bem estar e processo no dia a dia.

Diante disso, a Síndrome de Burnout se torna mais comum entre os profissionais em ambientes de trabalho, justamente por esse motivo: o cansaço mental e físico. Uma pesquisa realizada em 2021 pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP), revelou que 18% dos brasileiros sofrem com esta síndrome.

Sendo assim, confira alguns hábitos que podem te ajudar no seu bem estar em ambientes corporativos.

1. Alimentação.

Sim, a alimentação pode te melhorar seu bem estar, principalmente se você separar um tempo para ter uma refeição. É frequente escutar relatos de pessoas que almoçam no escritório, na frente do computador, ou mesmo que deixaram de almoçar por não ter tempo, ou até mesmo esquecer de fazer a refeição. Mas ter alimentação equilibrada, oferece nutrientes necessários ao seu organismo para que você se mantenha saudável.

Então é importante você reservar um tempo para você e suas refeições, para aproveitar os alimentos e saboreá-los do jeito certo. Seja uma marmita saudável, ou uma refeição em um restaurante.

2. Beba água.

Todo mundo já sabe a importância de consumir água, mas você sabia que se manter hidratado no trabalho é essencial? Você pode separar um tempinho para dar uma pausa no seu trabalho e beber água, isso pode aumentar sua produtividade no trabalho, pois pela lógica, é preciso um tempo de descanso para ter mais desempenho no trabalho.

3. Evite acumular tarefas.

Muitos acham e saem falando por aí que a prática de sempre estar com tarefas no trabalho, é boa e que te faz produzir mais, mas não é bem assim. Ser multitarefas só vai te desgastar mais ainda porque requer mais energia do seu cérebro e ele só irá se cansar mais ainda.

Ao invés de ficar lotado de tarefas, organize as ordens dos seus deveres e faça uma categoria disso, porque assim, você vai fazendo um a cada vez e vai em um ritmo equilibrado.

4. Organize sua rotina

Não fazer planos para si mesmo também pode ser estressante, afinal, todos precisam de um tempo para lazer, não só isso, como também de um tempo livre. Separe um tempo para praticar atividades físicas, para passar tempo com a família e com os amigos, ler livros, ver séries e filmes… Tudo isso pode melhorar seu dia, assim como sua rotina.

 

Fonte: Unimed Campinas (https://www.unimedcampinas.com.br/blog/saude-para-seu-negocio/5-dicas-imperdiveis-que-vao-te-ajudar-a-manter-o-bem-estar-no-trabalho)

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

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