DIMINUIR CALOR NA MENOPAUSA? Entenda como!
Aquela onda de calor quase desesperante da menopausa pode ter uma salvação a partir de uma dieta, veja mais.
Em média, 80% das mulheres sofrem com o calor que vem do peito, provocando suor e calafrios e durante o período da noite esse calor pode até interferir no sono.
Isso ocorre porque os hormônios femininos afetam o sistema circulatório da mulher, tal como afetam uma parte do cérebro chamada hipotálamo, devido a temperatura do corpo e ele justamente têm um papel importante na questão do controle térmico.
Um dos principais tratamentos para isso, é a terapia hormonal que trata este e outros sintomas do climatério. Para mulheres que buscam ajuda do tratamento, tanto as que têm contraindicação, podem adquirir uma dieta que ajuda nesse caso.
A Sociedade Norte-Americana da Menopausa publicou um artigo no jornal Menopausa, que descobriu uma dieta baseada em plantas ricas em soja na qual reduz o calor. No estudo de 12 semanas, percebeu que isso reduziu o calor em 60% nas mulheres.
De acordo com a nutricionista Alessandra Paiosin, podemos ajudar nosso corpo em combate a esse calor, com uma dieta específica, consumindo os alimentos certos e evitando os que podem piorar a situação (como álcool, cafeína, açúcar…)
Qual dieta específica para ajudar no calor?
- Produtos de soja (tofu, soja, soja hortaliça, e leite de soja)
- Frutas vermelhas
- Aveia
- Cenoura
- Maçã
- Arroz
- Sementes de gergelim
- Trigo
- Feijão
- Lentilhas
A profissional também indica tomar de duas a três xícaras de chá da folha da amoreira. Para tomar o chá em dias que faz mais calor, pode prepará-lo para deixar na geladeira.
Produtos que devemos evitar:
- Carboidratos simples (açúcar, farinha branca, suco de caixinha, refrigerantes), opte por carboidratos que tem como benefícios fibras alimentares. Entre eles estão como: frutas, vegetais e grãos integrais
- Bebidas alcoólicas
- Excesso de cafeína (tomar 2 a 3 xícaras de café)
- Pimenta
Fonte: VivaBem UOL (https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/ageless/2023/11/24/saiba-quais-alimentos-podem-ajudar-a-reduzir-as-ondas-de-calor-da-menopausa.htm)
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”