A insolação é uma condição causada pela exposição solar em excesso e níveis intensos de calor. Geralmente, a insolação acontece quando o corpo atinge a temperatura de 40°C, fazendo com que o organismo não consiga se resfriar devido a uma falha no mecanismo de transpiração.
AO VIVO JC FM
A condição está associada geralmente a climas quentes e secos, mas também pode acontecer em ambientes úmidos. A insolação pode atingir pessoas em qualquer lugar que provoque o aumento rápido da temperatura corporal.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA INSOLAÇÃO?
Como dito anteriormente, alguns aspectos do ambiente podem ocasionar a insolação, fazendo a temperatura do corpo aumentar. Porém, existem outros fatores que podem provocar a condição.
Veja quais são as principais causas da insolação:
- Passar muito tempo exposto ao sol sem protetor solar (na praia, no clube, na piscina etc);
- Praticar atividades extenuantes, ou seja, que causam esgotamento, enfraquecimento físico;
- Usar excesso de roupas, especialmente no calor;
- Ficar sem se hidratar por muito tempo.
SINTOMAS DE INSOLAÇÃO
Segundo informações do Ministério da Saúde, a insolação apresenta sintomas iniciais que vão evoluindo de acordo com a exposição solar ou os níveis de calor do organismo. Dessa forma, existem sintomas para insolação leve e grave.
Sintomas de insolação leve:
- Dores de cabeça;
- Tontura;
- Náusea;
- Pele quente e seca;
- Pulso rápido;
- Temperatura elevada;
- Distúrbios visuais;
- Confusão mental.
Sintomas de insolação grave:
- Respiração rápida e difícil;
- Palidez (às vezes desmaio);
- Convulsão;
- Temperatura do corpo muito elevada;
- Extremidades arroxeadas;
- Fraqueza muscular;
- Coma;
- Morte.
COMO TRATAR A INSOLAÇÃO?
Antes de tudo, é importante retirar a pessoa que está com insolação para um local mais arejado e fresco, para que dessa forma, a temperatura corporal dela seja reduzida.
Sendo assim, o tratamento para insolação consiste em hidratar o paciente, buscando mantê-lo em um local fresco. Também é recomendado que sejam retiradas o máximo de peças de roupas, deixando o indivíduo apenas com roupas leves e arejadas.
REFERÊNCIAS
Fonte - Ministério da Saúde.