CONSCIÊNCIA NEGRA: Saiba por que o Dia da Consciência negra é comemorado no dia 20 de novembro
Veja as principais informações sobre o Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra, a data foi instituída pela Lei 12.519/2011. O Dia da Consciência Negra busca atrair uma reflexão e debate ao racismo e as consequências para a população negra,
Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada e publicada através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cerca de 56% de pessoas se declaram pretas ou pardas, em 2022.
POR QUE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É COMEMORADO NO DIA 20?
No Brasil, o Dia da Consciência Negra foi definido juntamente com o Dia Nacional de Zumbi. A data busca referenciar o dia em que Zumbi dos Palmares foi capturado e morto, em 1695. Zumbi era líder quilombola, considerado um símbolo de luta na resistência ao regime de escravidão no País.
Desde então, a data tem o propósito de reconhecer a significativa influência da cultura de origem africana no Brasil. Além disso, busca estimular debates sobre o racismo, evidenciando as repercussões do preconceito racial enfrentado por pessoas negras, ainda nos dias atuais, de modo a conscientizar toda a sociedade.
RACISMO NO BRASIL
Segundo a Contraf Cut, em 2022, o Brasil registrou mais de 47.508 mortes, um número que vem apresentando queda desde 2012. Dessas mortes, aproximadamente 76,9% foram de pessoas negras, e 50,2% situavam-se na faixa etária de 12 a 29 anos.
De acordo com dados do IBGE referentes ao primeiro semestre de 2023, aproximadamente 8,3 milhões de pessoas estavam desempregadas no País. Entre elas, 11,3% se autodeclaravam pretas, 10,1% se autodeclaravam pardas, e 6,8% eram brancos.
Uma pesquisa realizada pelo Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista (Seta), em 2023, 81% das pessoas acreditam que o Brasil seja considerado um País racista, e 11% admitem atitudes que podem ser consideradas racismo.