SINTOMAS DE TRIGLICERÍDEOS ALTO

SINTOMAS DE TRIGLICERÍDEOS ALTO: Saiba quais são os SINTOMAS DE TRIGLICERÍDEOS ALTO NA PELE e COMO BAIXAR TRIGLICERÍDEOS

Saiba quais são os sintomas de triglicerídeos altos e saiba mais sobre o quadro

Imagem do autor
Cadastrado por

Thallys Menezes

Publicado em 06/09/2023 às 0:23 | Atualizado em 06/09/2023 às 0:24
X

Você já ouviu falar no quadro conhecido como triglicerídeos altos?

Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides, são uma gordura presente no sangue.

Um nível elevado de triglicerídeos no sangue pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).

Níveis elevados de triglicerídeos aumentam o risco de formação de placas nas artérias (aterosclerose), o que pode levar a complicações cardiovasculares graves. 

Saiba mais sobre os fatores de risco dos triglicerídeos altos e causas do quadro.

FATORES DE RISCO DE TRIGLICERÍDEOS

Entre os principais fatores de risco para os triglicerídeos altos estão o sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool em excesso e sobrepeso.

Além disso, o excesso de açúcares refinados, gorduras saturadas e álcool na alimentação favorece o aumento das taxas de triglicerídeos.

Pessoas com determinadas condições, como hipotireoidismo, doenças renais ou diabetes, também podem apresentar altos níveis de triglicerídeos. 

SINTOMAS DE TRIGLICERÍDEOS ALTOS E SINTOMAS DE TRIGLICERÍDEOS ALTO NA PELE

Os sintomas costumam aparecer só quando os níveis de triglicerídeos estão muito altos, ou devido a complicações.

Xantomas: A presença de pequenas protuberâncias na pele, conhecidas como xantomas, pode ser indicar taxas extremamente elevadas de triglicerídeos.

Dor no abdômen: Dor na região superior direita do abdômen, que pode indicar inflamação do pâncreas.

Fígado ou baço aumentados: Isso pode ser detectado em exames médicos, mas nem sempre gera sintomas perceptíveis.

Problemas de visão: Raramente, níveis muito elevados de triglicerídeos podem afetar a visão.

COMO BAIXAR TRIGLICERÍDEOS? TRATAMENTO DOS TRIGLICERÍDEOS

É fundamental monitorar os triglicerídeos mesmo que não haja sintomas. Exames de sangue de rotina podem detectar altos níveis da gordura no organismo.

O tratamento para triglicerídeos altos geralmente envolve ajustes na alimentação, aumento da prática de atividade física e caso seja prescrito pelo médico, medicamentos específicos.

IMPORTANTE!

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde.

Se suspeita de triglicerídeos altos, procure um médico para investigação e início de tratamento.

Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor