COBRANÇA
Para dar um alô aos xexeiros: 6 frases para cobrar sem se sentir um chato
Veja formas amigáveis de cobrar dívidas
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Pior do que estar devendo a alguém, só ter que cobrar uma dívida e ter receio de ser chato. Mas para tudo há um jeitinho. E frases amigáveis podem quebrar um galho na hora da cobrança.
6 maneiras amigáveis de abordar alguém que tem uma dívida
Você enviou o comprovante?
Para iniciar, uma forma eficiente de lembrar sobre uma dívida é perguntar se a pessoa enviou o comprovante de pagamento. Ao fazer isso, você sugere sutilmente que está aguardando o pagamento, sem precisar mencionar diretamente que ainda não foi pago.
Como posso ajudar com isso?
Demonstre disposição para auxiliar a pessoa que deve.
Ao invés de cobrar diretamente, ofereça ajuda para resolver a situação, mostrando compreensão caso algo tenha ocorrido de forma inesperada.
Qual seria a melhor data para a transferência?
Uma maneira delicada de cobrar é perguntar qual seria a data mais conveniente para a pessoa realizar o pagamento. Isso indica flexibilidade e permite que ela escolha a melhor opção para quitar a dívida.
Há algum problema?
Mostre compreensão ao perguntar se há algum problema ou imprevisto.
Demonstre preocupação com a situação do devedor, criando um ambiente mais propício para discutir a dívida.
Gostaria de negociar?
Se possível para você, ofereça alternativas para negociar a dívida.
Aborde a pessoa de forma educada, sugerindo opções que facilitem o pagamento do débito em aberto.
A transferência foi realizada?
Por fim, uma pergunta que suaviza a cobrança é questionar se a transferência foi concluída. Neste caso, você não está cobrando diretamente o dinheiro, apenas verifica se o pagamento já foi efetuado, possibilitando uma abordagem mais amena.
EMPREGOS que mais CAUSAM INFELICIDADE, segundo HARVARD
Fonte: Portal6