SINTOMAS GORDURA NO FÍGADO: Como saber se tem gordura no fígado? Conheça principais sinais
Qual o primeiro sinal de gordura no fígado? Como saber se meu fígado tá com gordura? Quais os sinais que o fígado não está bem? O que pode indicar gordura no fígado?

A gordura no fígado, também conhecida como esteatose hepática, é uma condição na qual o fígado encontra-se repleto de gordura. Com uma condição de saúde comum, estima-se que aproximadamente 20% da população brasileira apresente o problema, sendo metade dos portadores propícios a evoluir para formas mais graves da doença.
A gordura no fígado pode ser causada por vários fatores, em geral, relacionados a hábitos de vida e genética, como obesidade, diabetes, consumo excessivo de álcool e uso de alguns medicamentos. Em alguns casos, a gordura no fígado pode levar a complicações graves, como inflamação, cicatrizes e até mesmo câncer.
Sinais e sintomas da gordura no fígado
Normalmente, a gordura no fígado não causa sintomas, sendo caracterizada como uma doença silenciosa. No entanto, alguns pacientes podem apresentar os seguintes sinais e sintomas ao decorrer do agravamento do quadro:
- Dor abdominal
- Fadiga
- Perda de peso
- Náusea e vômito
- Icterícia (pele e olhos amarelados)
Diagnóstico de gordura no fígado
A gordura no fígado é diagnosticada por meio de exames de sangue e imagem.
Os exames de sangue podem ser usados para medir os níveis de enzimas hepáticas e outras taxas que indiquem a presença elevada de gordura no fígado. Já exames de imagem, como ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, podem ser usados para obter a visualização do fígado.
Tratamento para gordura no fígado
O tratamento da gordura no fígado geralmente envolve orientação médica adequada e mudanças no estilo de vida, tais como:
- Perda de peso
- Controle do açúcar e colesterol no sangue
- Consumo de álcool moderado
- Em alguns casos, medicamentos também podem ser necessários.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir o acúmulo de gordura no fígado é manter um estilo de vida saudável, incluindo:
- Manter um peso saudável
- Praticar exercícios regularmente
- Seguir uma dieta saudável
- Evitar o consumo excessivo de álcool
A gordura no fígado é uma condição comum que pode ser prevenida e tratada com mudanças consideráveis no estilo de vida.
Este conteúdo não substitui orientações médicas. Para diagnóstico e tratamento adequado de alguma condição de saúde, é imprescindível a consulta e orientação de um profissional de saúde.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”